SERVIÇO EDUCATIVO

Desde 2013 que o Serviço Educativo da companhia Cegada se coloca ao dispor da comunidade escolar, estabelecimentos de ensino e do público em geral, disponibilizando professores especializados no ensino artístico, das disciplinas de expressão dramática e musical, nas Actividades de Enriquecimento Curricular , nos núcleos de teatro dinamizadas no 1º ciclo do Ensino Básico e ainda nas oficinas de teatro para a infância, juvenil e para adultos.

O Serviço Educativo promove uma maior ligação ao público através de actividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos desenvolvendo o gosto e o respeito pela diversidade cultural, criando experiências gratificantes numa perspectiva de educação não-formal, que contribuam para a valorização do património cultural e integração social, apostando na fidelização de novos públicos.

Ainda no âmbito do Serviço Educativo a Companhia Cegada tem disponíveis espectáculos com sessões especialmente dedicadas a Estabelecimentos de Ensino e Ateliers de Tempos Livres (para crianças dos 3 aos 10 anos).

As adaptações cénicas destas obras teatrais, integrantes do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, já apresentadas para dezenas de estabelecimentos de ensino, totalizam presentemente mais de 10.000 espectadores.

Dom Quixote de Miguel de Cervantes

O Príncipe Feliz de Oscar Wilde

O Gigante Egoísta de Oscar Wilde

 

CICLO DE TEATRO ESCOLAR
Este programa de apoio à atividade dos Núcleos de Teatro das Escolas EB 2.3 , Escolas Secundárias e oficinas de teatro, é promovido pela companhia Cegada, e permite aos núcleos de teatro escolar, constar da programação anual do Teatro Estúdio Ildefonso Valério usufruindo de todas as condições técnicas de som e luz, comunicação e produção e de toda uma equipa especializada ao dispor, para a realização de um espectáculo no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério fazendo parte de um ciclo de teatro aberto aos alunos, suas famílias e público em geral.
CRIAÇÕES PARA A INFÂNCIA
O Gigante Egoísta de Oscar Wilde

Quando o Gigante Voltou ao jardim, depois de umas longas férias, expulsou todas as crianças que brincavam no seu jardim.

Porque era egoísta e não gostava de partilhar ficou isolado num longo e frio inverno, pois a primavera deixou de aparecer naquele lugar onde já não se ouvia o riso feliz das crianças.
Quem vai ensinar ao Gigante que a partilha é importante para se conseguir novos amigos?

+ler mais

O Príncipe Feliz de Oscar Wilde

Este conto de sala dá-nos a conhecer uma mágica amizade entre a estátua de um príncipe abastado e uma andorinha em processo de migração.

O desenvolvimento deste laço afectivo revela-nos a liberdade de quem viaja por outras culturas e a riqueza de quem toma um lugar como seu tornando-o melhor e mais próspero…valor incalculável para ambos que, sensíveis às dificuldades alheias, seguem um caminho comum.

+ler mais

Dom Quixote de la Mancha de Miguel Cervantes

Neste mundo cheio de injustiças são precisos heróis que defendam os mais fracos e oprimidos, pelo menos é o que acredita este herói do romance que é por muitos considerado o melhor de sempre, ele sim um herói da bondade, da generosidade e da justiça.

Publicado em 1605, Dom Quixote de La Mancha representa a crença ingénua num mundo fantástico que leva à personificação de entidades irreais mas ideais, desembocando em acções que não andam muito longe da caça aos “pokemons”, actividade mais consentânea com a vida moderna que o combate a moinhos de vento.

+ler mais