É o colectivo artístico que reside e programa o Teatro Estúdio Ildefonso Valério, um equipamento cultural público, onde proporciona a fruição dos pontos de serviço público de Educação e Cultura, consagrados nos artigos 73º e 78º da Constituição da República Portuguesa, a público, artistas, Instituições e comunidade envolvente.
A companhia Cegada iniciou a sua actividade em 1986 sob a direcção artística de Ildefonso Valério, formalizando-se em 2000 com a figura jurídica de Associação Cultural sem fins lucrativos. Após passar por diversos espaços improvisados onde apresentou as suas criações ao longo dos anos, passa a residir no TEIV – Teatro-Estúdio Ildefonso Valério em Alverca do Ribatejo em 2004 e, a partir deste espaço cultural público, organiza o primeiro festival de teatro de toda a região Norte de Lisboa.
Com a direcção artística de Rui Dionísio profissionaliza-se em 2012 e em 2017 desenvolve uma programação artística anual, de criação e acolhimento, no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério.
TEATRO ESTÚDIO
ILDEFONSO VALÉRIO
(2005-2022)
O Teatro Estúdio Ildefonso Valério é um equipamento cultural público, localizado na União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.
Em 2005 a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Junta de Freguesia de Alverca desenvolveram, em parceria com o Cegada Grupo de Teatro, uma intervenção da restruturação do edifício, que permitiu ao colectivo artístico desenvolver as condições técnicas necessárias para neste espaço residir, acolher e criar, espectáculos e públicos.
Em Setembro de 2013, após uma acção de manutenção do edifício desenvolvida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o equipamento é baptizado com o nome Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em homenagem ao mentor da actividade teatral em Alverca e membro fundador da Companhia Cegada Grupo de Teatro, residente no espaço.
AÇÕES DE RECONHECIMENTO PÚBLICO
2021 – Entidade de Utilidade Pública
(Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros)
2019 – Medalha de Mérito Cultural Dourada
(Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)
2016 – Personalidade Cultural do Ano
(Jornal O MIRANTE)
2014 – Entidade de Interesse Cultural
(Secretaria de Estado da Cultura)
2005 – Entidade de Utilidade Pública
(Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira)
2002 – Homenagem Cultural
(Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)
1998 – Galardão de Mérito Cultural da Cidade de Alverca